LIGAMAT
Liga dos clubes de criadores de pássaros de MT
Notícias - Cadeia Produtiva dos Animais de Estimação
17/07/2012, 14:22

Câmara Setorial da Cadeia Produtiva dos Animais de Estimação, este setor do Ministério da Agricultura terá grupo específico para discutir assuntos e projetos dentro do Ministério da Agricultura.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, anunciou a criação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva dos Animais de Estimação. A decisão foi tomada após uma reunião com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), entidades de criadores e parlamentares, nesta quarta-feira, 11 de julho. No encontro foi destacada a importância econômica do segmento ? que movimentou cerca de R$ 18,2 bilhões no ano passado e gera uma média de três milhões de empregos ? e a necessidade da instalação de um grupo específico para fomentar a discussão e a implementação de políticas públicas para o setor.

É um negócio que merece a atenção de todos os estados do Brasil, pois comercializa rações, medicamentos e gera empregos o ano inteiro. Sei da sua importância e do impacto que isso tem no agronegócio nacional, destacou o ministro Mendes Ribeiro. Hoje, os assuntos relacionados à cadeia pet são tratados dentro de um Grupo de Trabalho (GTPet) vinculado à Câmara Temática de Insumos Agropecuários.

Formado por representantes do setor privado e representantes do Governo, o GTPet foi criado no ano passado e debate propostas e ações para o desenvolvimento do segmento. Como resultado desse trabalho foi elaborada a Agenda Estratégica Pet Brasil 2012-2017, onde estão apresentadas as cinco prioridades do grupo: governança da cadeia, fomento, marco regulatório, marketing e promoção e capacitação. Atualmente existem 34 câmaras setoriais e temáticas no Ministério da Agricultura. Além da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva dos Animais de Estimação, se encontra em processo final de composição a Câmara Temática de Cooperativismo Agropecuário.

A coordenação é vinculada à Secretaria Executiva. Animais de estimação São animais criados para o convívio com os seres humanos por razões afetivas, gerando uma relação benéfica. Têm como destinações principais: terapia, companhia, lazer, auxílio a portadores de necessidades especiais, esportes, ornamentação, participação em torneio e exposições, conservação, preservação, criação, melhoramento genético e trabalhos especiais. Os principais grupos animais são: aves canoras e ornamentais, domésticas, silvestres e exóticas; cães; gatos; peixes ornamentais e outros (répteis, pequenos roedores, pequenos mamíferos), domésticos, silvestres e exóticos.

 

 

 

Logar no site
CPF:
Senha:
Não possui acesso?
Faça o cadastro

Parceiros





LIGAMAT