LIGAMAT
Liga dos clubes de criadores de pássaros de MT
Notícias - Presidente IBAMA retoma dialogo com criadores
13/07/2012, 00:21

O novo presidente do IBAMA, Volney Zanardi, afirmou nesta quarta-feira (11) que até o dia 21 de agosto o sistema estará pronto para ser iniciada a entrega das anilhas aos criadores amadoristas.

Os anéis são indispensáveis para a prática da atividade de criação de pássaros não estavam sendo disponibilizados a cerca de três anos ao criador amadorista. A informação foi repassada durante audiência solicitada pelo deputado Nelson Marquezelli, coordenador da Bancada Eco Passarinheiro.

Com o objetivo de reestabelecer um diálogo entre o Instituto e os criadores o coordenador da Bancada Eco Passarinheiro destacou que os passarinheiros são os maiores interessados no combate ao tráfico de animais e ao contrabando. \\\\\\"Estamos aqui para servir como uma mão amiga, os criadores de pássaros são os grandes defensores da preservação das espécies”, enfatiza Marquezelli. Na oportunidade, o presidente também informou que o órgão colocará até o final de setembro para a apreciação a Lista Pet (espécies que poderão ser criadas como animais de estimação).

Segundo os criadores faz mais de três anos que não há registro de novos criadores em função da Lista Pet. Volney disse ainda que a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, quer fazer com que o Instituto seja uma referência. Afirmou que irá receber todas as sugestões por parte dos criadores, principalmente, em relação às alterações da Instrução Normativa Nº10. Ainda durante a audiência pode-se perceber a angustia e o relato de quem está no ramo.

Em relação à Lei Complementar Nº 140 ressaltou que já tomou providência no sentido de assinar “acordo de cooperação” do IBAMA com os Estados para a elaboração de um plano de gestão de fauna. Ficou também estabelecido à criação de um Grupo de Trabalho, composto da área científica, representantes dos criadores e técnicos do IBAMA para revisar e propor novos textos com respeito às normativas que cuidam da criação de aves nativas em domesticidade.

Na audiência estiveram presentes técnicos, diretores e secretários do IBAMA e do Meio Ambiente. Além de representantes dos membros da Bancada Eco Passarinheiro e a deputada Marinha Raupp. Qua, 11 de Julho de 2012 12:43 . Escrito por Jonas Lima. http://www.marquezelli.com.br/passarinheiros/presidente-ibama-retoma-dialogo-com-criadores-de-passaros.

 

 

 

Logar no site
CPF:
Senha:
Não possui acesso?
Faça o cadastro

Parceiros





LIGAMAT